As relações de vendas têm pelo menos dois lados. Alguém que compra e alguém que vende. Hoje, no entanto, um dos modelos que mais cresce é o C2C, onde ambas as partes são consumidoras conjuntas.
C2C, também conhecido como consumidor a consumidor, é um modelo de negócio onde uma empresa é apenas um intermediário entre duas pessoas que querem comprar e vender.
O que é C2C (Consumidor para Consumidor)?
Um modelo de negócios C2C é aquele em que apenas dois consumidores estão envolvidos nas atividades de compra e venda. Isso significa que a venda é de um usuário final para outro. Portanto, neste caso, a empresa de desenvolvimento de negócios atua apenas como intermediária para essa transação.
Os primeiros exemplos de comércio C2C apareceram com anúncios. Então, com a disseminação da internet, o modelo se tornou referência para negócios online. Isso porque a comunicação entre as partes aumentou por meio de plataformas online.
Marcas como eBay, Mercado Livre e OLX são classificados como C2C. Por serem apenas plataformas de publicidade, essas empresas são chamadas de intermediários que pagam uma comissão por isso.
Vantagens do modelo de negócio C2C?
Devido às características comerciais do modelo C2C, este tipo de modelo oferece várias vantagens, tais como:
- Redução de custos pessoais;
- Maior número de ofertas;
- Negociações diretas com o vendedor;
- Redução dos custos de publicidade.
Além disso, como a maioria das vendas é feita pela Internet, os vendedores podem alcançar clientes em outros estados e países. A flexibilidade do modelo consumidor a consumidor permite que qualquer pessoa venda ou compre.