Dropshipping é um modelo de negócio onde um comerciante não precisa de um espaço físico ou armazém para vender seus produtos. O revendedor, na verdade, atua como intermediário entre o fabricante e o consumidor final e é responsável apenas pelo marketing e vendas.
Muitos empreendedores que querem entrar no mercado de e-commerce estão confusos sobre como começar. Entre outras coisas, eles querem saber quais são os melhores modelos de negócios a serem seguidos. A capacidade de vender sem ter participação provou ser uma das opções mais populares nesses novos projetos.
Trata-se de dropshipping, modelo em que o lojista atua como intermediário entre o fornecedor e o cliente. Dessa forma, ele elimina certas responsabilidades que geram custos e exigem recursos. Este modelo de negócio oferece vantagens que o tornam bastante atrativo para quem pretende iniciar o seu próprio negócio online.
Por isso, o dropshipping é a escolha ideal para quem planeja um negócio sem logística de armazém ou espaço físico.
Como o dropshipping funciona?
O dropshipping tem se mostrado muito atrativo porque é fácil criar uma loja virtual sem grandes investimentos. O empresário utiliza seu próprio canal de vendas, como sites, para apresentar os produtos na loja virtual. Esses produtos são fabricados por outras empresas, que podem ser nacionais ou internacionais.
A tarefa de um empresário que trabalha com este modelo é mediar as transações entre o fornecedor do produto e o consumidor final. No entanto, esse processo de mediação é um pouco mais complicado do que parece.
No final das contas, é responsabilidade dos dropshippers atrair consumidores, fornecer informações que interessem a esse cliente e, finalmente, ter um bom canal para fazer pedidos e entregar aos fornecedores.
Vantagens de trabalhar com Dropshipping
Como falamos anteriormente, esse modelo de negócio é fácil de usar. É por isso que continua a crescer e a consolidar-se. Confira abaixo os principais benefícios de operar este modelo de corretagem.
Armazém comprado e logística
A maior preocupação em lojas virtuais e lojas online é a capacidade de manter o estoque atualizado e entregar os pedidos no prazo. Afinal, são fatores que ameaçam o funcionamento e a confiabilidade da empresa.
Portanto, há duas questões que exigem esforços e recursos financeiros dos comerciantes. No dropshipping, essas funções não são de responsabilidade do empreendedor, tornando o processo muito mais tranquilo.
Independência geográfica
O modelo de dropshipping é baseado em canais totalmente digitalizados usando ferramentas online. Portanto, não necessita de locais físicos para realizar suas atividades comerciais.
Isso ajuda a reduzir custos, pois não há necessidade de comprar ou alugar espaço físico, manutenção e muito mais. Outra grande vantagem é que o empreendedor pode realizar suas atividades onde quer que haja uma conexão com a internet.
Baixo investimento inicial
Por não necessitar de estrutura física para armazenamento ou compra de produtos, o investimento inicial é consideravelmente mais barato se comparado a outros modelos de negócios. Para que isso aconteça, um empreendedor pode começar a usar um computador em casa.
Os investimentos são direcionados à promoção de produtos e relacionamento com potenciais fornecedores.