O Marketing 5.0 não é apenas outra versão do marketing. Essa é uma estratégia importante para marcas que buscam se conectar cada vez mais com os consumidores.
O que é Marketing 5.0?
Marketing 5.0 é um conceito e movimento impulsionado pela combinação de tecnologia e fator humano para atrair, captar e fidelizar clientes.
Refere-se ao cenário atual e futuro em que marcas e empresas precisam se conectar com seu público de uma forma diferenciada, atenta às suas necessidades.
Como ciência, o marketing passou por muitas mudanças e desenvolvimentos ao longo dos anos para chegar a esse estágio.
Com o avanço da tecnologia, as técnicas utilizadas se adaptaram a um mercado de novos consumidores.
Nesse sentido, o marketing é humanizado e também centrado em dados.
Se, por um lado, a pandemia de Covid-19 provocou grandes mudanças na vida das pessoas, por outro reforçou a importância do Marketing 5.0.
Quais elementos o Marketing 5.0 inclui?
O Marketing 5.0 já é uma realidade. Baseia-se em pilares importantes não só nas relações de compra e venda entre as marcas e seus consumidores, mas também no nível emocional das relações das pessoas com as marcas.
E para responder aos desejos e necessidades dos clientes, aumentar a notoriedade e tornar-se a marca do coração do consumidor, esta estratégia ajuda com os seguintes componentes e orientações.
1. Marketing orientado a dados
A tomada de decisão deve ser uma atividade estratégica nas empresas e, portanto, o marketing deve ser sempre orientado a dados. Ao analisar big data, devem ser considerados tanto fatores internos, como pontos fortes organizacionais, quanto fatores externos, como flutuações de mercado e informações que influenciam os caminhos de compra do consumidor.
2. Marketing ágil
A coleta de dados é importante, mas deve ser uma operação ágil e otimizada. A agilidade é, portanto, listada como o segundo componente do Marketing 5.0 e as empresas devem considerá-la rapidamente.
Nesse sentido, produtos e campanhas de marketing devem ser desenvolvidos, com foco na capacitação da sociedade. Portanto, os autores defendem que dados e agilidade devem andar de mãos dadas se o foco de uma empresa for o sucesso em suas operações.
3. Marketing Preditivo
A análise preditiva feita com o auxílio da tecnologia permite prever os resultados das campanhas de marketing antes mesmo de serem publicadas. Esta é uma atividade importante para concentrar esforços e orçar de forma estratégica e eficaz. Vamos ver como isso é feito na prática.
4. Marketing de Contexto
Este quarto pilar resume-se a servir cada cliente conforme o seu contexto, de forma pessoal e individual. Para tal, caso seja adequado ao negócio, é possível dotar esta personalização com sensores e interfaces digitais no espaço físico.
Tecnologias-chave para implementar o Marketing 5.0
As tecnologias-chave para o Marketing 5.0 são aquelas que se tornarão comuns na próxima década. Todos esses métodos visam imitar os métodos de aprendizado humano:
Inteligência Artificial: Permite que as empresas realizem pesquisas de mercado em tempo real. Essa resposta rápida ajuda na personalização e recomendações de produtos, preços e campanhas de marketing de conteúdo;
Processamento de linguagem natural (NLP): assistentes de voz comparam produtos e fazem recomendações sobre quais marcas comprar com base em experiências anteriores. Portanto, quanto mais produtos forem adquiridos, mais precisa será a oferta;
Sensor Tech: capacidade de reconhecimento de imagem e face permite digitalizar uma imagem e procurar semelhanças na Internet ou em um banco de dados;
Robótica: esta tendência crescente diz respeito a processos robóticos que agilizam processos e automação prática (RPA) – tanto na comunicação quanto na venda direta;
Realidade mista (MR): uma combinação de realidade virtual e aumentada permite simular a imaginação humana. Como resultado, algumas das marcas mais inovadoras já estão usando essa tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente.