Marketing 5.0: o que é, como é implementado e por que é importante para as marcas

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O Marketing 5.0 não é apenas outra versão do marketing. Essa é uma estratégia importante para  marcas que buscam se conectar cada vez mais com os consumidores.

O que é Marketing 5.0? 

Marketing 5.0 é um conceito e movimento impulsionado pela combinação de tecnologia e  fator humano para atrair, captar e fidelizar clientes. 

Refere-se ao cenário atual e futuro em que marcas e empresas precisam se conectar com seu público de uma forma diferenciada, atenta às suas necessidades. 

Como ciência, o marketing passou por muitas mudanças e desenvolvimentos ao longo dos anos para chegar a esse estágio. 

Com o avanço da tecnologia, as técnicas utilizadas se adaptaram a um mercado  de novos consumidores. 

Nesse sentido, o marketing é humanizado e também centrado em dados. 

Se, por um lado, a pandemia de Covid-19 provocou grandes mudanças na vida das pessoas, por outro reforçou a importância do Marketing 5.0.

Quais  elementos o Marketing 5.0 inclui? 

O Marketing 5.0 já é uma realidade. Baseia-se em pilares importantes não só nas relações de compra e venda entre as marcas e seus consumidores, mas também no nível emocional das relações das pessoas com as marcas. 

 E para responder aos desejos e necessidades dos clientes, aumentar a notoriedade e tornar-se a marca do coração do consumidor, esta estratégia ajuda com os seguintes componentes e orientações. 

 1. Marketing orientado a dados 

 A tomada de decisão deve ser uma atividade estratégica nas empresas e, portanto, o marketing deve ser sempre orientado a dados. Ao analisar big data, devem ser considerados tanto  fatores internos, como pontos fortes organizacionais, quanto fatores externos, como flutuações de mercado e  informações  que influenciam os caminhos de compra do consumidor. 

 2. Marketing ágil 

A coleta de dados é importante, mas deve ser uma operação ágil e otimizada. A agilidade é, portanto, listada como o segundo componente do Marketing 5.0 e as empresas devem considerá-la rapidamente. 

Nesse sentido, produtos e campanhas de marketing devem ser desenvolvidos, com foco na capacitação da sociedade. Portanto, os autores defendem que dados e agilidade devem andar de mãos dadas se o foco de uma empresa for o sucesso em suas operações. 

 3. Marketing Preditivo 

A análise preditiva feita com o auxílio da tecnologia permite prever os resultados das campanhas de marketing antes mesmo de serem publicadas. Esta é uma atividade importante para concentrar esforços e orçar de forma estratégica e eficaz. Vamos ver como  isso é feito na prática. 

4. Marketing de Contexto 

Este quarto pilar resume-se a servir cada cliente conforme o seu contexto, de forma pessoal e individual. Para tal, caso seja adequado ao negócio, é possível dotar esta personalização com  sensores e interfaces digitais no espaço físico.

Tecnologias-chave para implementar o Marketing 5.0 

As tecnologias-chave para o Marketing 5.0 são aquelas que se tornarão comuns na próxima década. Todos esses métodos visam imitar os métodos de aprendizado humano: 

 Inteligência Artificial: Permite que as empresas realizem pesquisas de mercado em tempo real. Essa resposta rápida ajuda na personalização e recomendações de produtos, preços e campanhas de marketing de conteúdo; 

Processamento de linguagem natural (NLP): assistentes de voz comparam produtos e fazem recomendações sobre quais marcas comprar com base em experiências anteriores. Portanto, quanto mais produtos forem adquiridos, mais precisa será a oferta; ‎‎ 

 ‎Sensor Tech: capacidade de reconhecimento de imagem e face permite digitalizar uma imagem e procurar semelhanças na Internet ou em um banco de dados;‎ 

 ‎Robótica‎‎: esta tendência crescente diz respeito a processos robóticos que agilizam processos e automação prática (RPA) – tanto na comunicação quanto na venda direta; 

 Realidade mista (MR): uma combinação de realidade virtual e aumentada permite simular a imaginação humana. Como resultado, algumas das marcas mais inovadoras já estão usando essa tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente.