B2B X B2C: Saiba a diferença, na prática, sobre estes modelos de negócio e como funcionam.

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Você já ouviu falar em B2B e B2C?  Essas siglas podem parecer confusas a primeira vita, porém, na realidade, estes tipos de negócios são bem mais simples que aparentam sendo fundamentais para o domínio da tua empresa.

Temporalmente, os modelos de venda foram se especializando e se desenvolvendo para negócios. Logo, no universo das Startups acabamos descobrindo termos técnicas, várias siglas que se formaram para denominar cada um destes modelos e explicar a maneira que as empresas se relacionam com seus consumidores. 

Os modelos de negócios é a forma de como uma empresa desenvolve, entrega e captura valor. Ou seja, é a metodologia que transforma o time, produto e gestão em receita.  E um dos elementos que mais ajudam a definir o tipo de negócio de cada startup são os perfis dos consumidores – que podem ser o próprio cliente final (B2C), o governo (B2G), funcionários de uma empresa (B2E) e até mesmo outra empresa (B2B).  

Além disso, com o modelo de negócio escolhido, o empreendedor conseguirá elaborar inovações estratégicas que vão aumentar a competitividade de acordo com seu público alvo.   Dentro dessas estratégias, encontramos mais recorrentes o B2B e B2C. Vamos começar, então, falando sobre B2B para que as diferenças se mostrem mais evidentes.

B2B (Business to Business)

São as empresas que vendem produtos ou prestam serviços para outras empresas, pessoas jurídicas. São operações que demandam maior tempo, são criteriosas. Frequentemente são comercializados grandes volumes de cada vez, mas existe uma maior preocupação com qualidade, prazo de entrega e garantias. Os clientes costumam ser fiéis e fazer pedidos periódicos.

A grande diferença do B2B são as vendas em grande escala com maior previsibilidade. Com isso, percebemos que a jornada de venda, apesar de mais demorado, é melhor determinado, bem como a relação com os clientes a médio e a longo prazo. Em relação ao B2C, o ticket médio também costuma ser muito maior. Já os pontos menos atrativos dessa modalidade são a especificidade do mercado: clientes mais exigentes e atentos aos detalhes (visto que prestam conta de gastos e investimentos) e a precificação mais demorada,  justamente porque o processo de venda é complexo.

B2C (Business to Consumer)

São empresas que vendem produtos ou prestam serviços para o consumidor final, pessoas físicas. Essas vendas acontecem com frequência por impulso, pela vontade de consumo imediata, mas há uma baixa fidelidade dos clientes e muita competição através de preço.

Ao contrário dos negócios feitas com outras empresas, o processo de venda para os consumidores finais é muito mais simplificado, assim como a motivação emocional para a determinada aquisição. O mercado também costuma ser muito mais amplo, assim como as oportunidades. Por outro lado, alguns pontos de atenção que o modelo B2C oferece são: um ticket de venda menor, grande imprevisibilidade de venda e um relacionamento de curto prazo com o cliente.

A operação B2C é mais fácil de ser compreendida e está presente em todas as relações de compra e venda que envolvem o consumidor final.

Para te ajudar a otimizar suas negociações B2B e B2C, você pode contar com nossas soluções tecnológicas.