Como colocar em prática a Jornada de Compra?

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Mesmo que não estejamos cientes disso, todos nós temos um processo natural de tomada de decisão de compra. A partir de um estudo mais aprofundado desse processo, foi desenvolvido um modelo de jornada para auxiliar campanhas e atrair consumidores ideais. 

Ao longo dos anos,  começamos a criar mecanismos para combater a publicidade tradicional. Com o auxílio do inbound marketing (pull marketing), as empresas têm a oportunidade de distribuir seus conteúdos, produtos e/ou serviços de forma menos invasiva e atrair consumidores, resolvendo alguns problemas e dores que já foram estudados anteriormente. 

Este consumidor passa por uma jornada de compra faseada principais. Essas etapas ditam a estratégia de conteúdo e distribuição na Internet. Para fazer isso, você precisa conhecer  seu público-alvo e entender seus hábitos, desejos, necessidades e pontos problemáticos.

Portanto, para obter sucesso com o seu planejamento de divulgação de marca na internet, é importante saber como funciona todo esse processo e como encontrar o conteúdo ideal para cada etapa dele.

O que é Jornada de compra?

Uma jornada de compra pode ser descrita como o caminho que um usuário percorre para fazer uma compra. O caminho que percorremos tem fases em que diferentes conteúdos (com diferentes objetivos) precisam ser muito bem compartilhados. 

Esta jornada está longe de ser longa. Foi muito bem estudado para que uma estrutura coerente pudesse ser criada. Ao entender essa estrutura e os hábitos de consumo do usuário, é possível identificar em qual etapa da jornada o consumidor em potencial se encontra e, assim, fornecer a ele o conteúdo certo para a tomada de decisões. 

Mas quais são as etapas desse processo? Abaixo você encontrará uma breve descrição de cada etapa. Eles também ajudam você a entender a metodologia do funil de vendas. 

Aprender 

Este é o primeiro passo. Tudo ainda é muito incerto aqui; o objetivo é despertar o interesse do consumidor. Não faz sentido mencionar um produto ou serviço nesta fase. Veja bem, a pessoa (que você definiu anteriormente) ainda não sabe que tem um problema (especialmente que sua empresa pode ajudar), então você precisa primeiro reclamar com ela sobre o problema. Aqui está um conteúdo leve e educacional projetado para explorar a dor e a incerteza do consumidor. 

 Confirmação 

Chegando a esta etapa, o consumidor já percebe, com um problema. Ele se sente desconfortável em sua situação atual, mas ainda não sabe ao certo por que e como resolver esse desconforto. Portanto, nesta etapa você deve diagnosticar e apresentar soluções ao seu consumidor. Crie conteúdo que responda às principais perguntas sobre o problema. 

 Consideração 

Agora que o consumidor já sabe que tem um problema e como resolvê-lo, ele considera qual opção melhor atende às suas necessidades. Você deve verificar isso alimentando o consumidor com um conteúdo que compare as opções, destacando as diferenças entre o produto da sua empresa.  Agora você pode falar sobre seu produto que cria um senso de urgência. 

 Decisão de Compra 

 Chegamos ao último estágio. Agora o potencial cliente está pronto para comprar a solução. Ele analisou oportunidades de mercado, incluindo seu produto, e decide. É importante que você fale diretamente com seu consumidor agora, enfatize os benefícios e o incentive a comprar. Aqui você pode realmente promover o seu negócio. Por que ele é o melhor do mercado para resolver o problema de RH? Qual é a utilidade? Quais são as histórias de sucesso? O consumidor deve ser convencido.

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