Pessoas que não são da TI, podem ter dificuldade em entender essa história da computação em nuvem.
Embora o hardware (como um teclado ou monitor de computador) seja óbvia, o mesmo não pode ser dito para software e sistemas.
A computação em nuvem parece tornar as coisas mais confusas porque você pode acessar os mesmos recursos em qualquer computador ou outro dispositivo com conexão à Internet.
O que é computação em nuvem?
Cloud computing é o fornecimento de serviços de computação sob demanda pela Internet. Esses serviços incluem armazenamento de arquivos, redes, software, bancos de dados, servidores, etc.
A principal característica é que este sistema não precisa salvar arquivos e instalar programas em seu próprio computador. Tudo já está armazenado nos servidores das empresas prestadoras do serviço, acessíveis aos usuários pela rede global.
Em qualquer lugar do mundo, desde que tenha um computador (ou outro dispositivo que possa acessar o site por meio de um navegador) e uma conexão com a Internet, ele pode usar soluções em nuvem para fazer seu trabalho.
Quem trabalha numa empresa moderna já não tem problema em ter de estar no escritório para cumprir as suas funções.
Essas funções estão relacionadas às novas demandas do mercado de trabalho: equipes mais móveis, flexíveis e mais online.
Por que as empresas querem implementar a computação em nuvem?
A computação em nuvem permite que os serviços sejam aplicados somente quando forem necessários. Assim, esta opção garante a redução de custos pagando apenas pelos serviços efetivamente utilizados. A flexibilidade é outro benefício da computação em nuvem, pois os modelos de nuvem são projetados para funcionar em conjunto para atender a diferentes modelos de negócios.
Também observado, as tendências de mercado nos próximos anos indicam que todas as empresas devem adotar um plano de serviços em nuvem que demonstre agilidade e visão de futuro.
Nesse ponto, vale ressaltar a importância da contratação de um servidor com proteção de dados garantida. Além disso, recomenda a assinatura de um acordo de confidencialidade entre os parceiros sobre as informações. Desta forma, os dados são protegidos contra roubo e ataques maliciosos. Antes da computação em nuvem, era comum os servidores queimarem por problemas ambientais (descarga elétrica, umidade, temperatura) e as empresas perderem informações estratégicas de negócios. Com serviços em nuvem, o risco de perda de dados é quase inexistente.