O inbound marketing é uma forma de marketing baseada na ideia de criar e compartilhar conteúdo voltado para um público específico. Você obtém permissão para interagir com seu público. E de forma direta, cria uma relação. O marketing de entrada cada vez mais popular promete multiplicar leads. Já os leads são sinônimos de qualquer visitante que informa seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo.
Por meio de estratégias de médio e longo prazo, o Inbound Marketing investe na produção de conteúdo relevante e de qualidade. Passos para Respeitar: Atrair, Mudar, Aproximar e Encantar. Em outras palavras, a ideia geral é captar o interesse de um prospect, convertê-lo em lead, convertê-lo e, por fim, retê-lo.
Porém, diferentemente do cold call tradicional e intrusivo, como o famoso telemarketing Outbound, o Inbound não interrompe a rotina do cliente. Portanto, não é inapropriado. Além disso, segundo a pesquisa da HubSpot, o inbound marketing pode ser até 63% mais barato do que o outbound marketing. Essa estratégia de marketing digital também é conhecida como “marketing de atração” porque é uma maneira eficaz de atrair clientes para sua empresa.
A pessoa que o contactou desta forma é um potencial cliente que está realmente interessado nas suas soluções e pode mesmo tornar-se um divulgador da sua marca.
Vantagens do Inbound Marketing
A principal vantagem de uma estratégia de inbound marketing pode ser atingir o público certo. Além de criar conteúdos específicos para cada etapa do funil de vendas, o Inbound possui um público bem segmentado.
Desta forma, o dinheiro é investido, influenciando quem realmente é o consumidor e/ou potenciais consumidores. Um anúncio de rádio ou outdoor é ouvido e visto por muitas pessoas. Mas quantas pessoas estão realmente interessadas no seu serviço/produto? A entrada é executada nessa confiança.
Com isso você também cria acesso ao público. Você não empurra seu produto para o comprador, você resolve a dor dele e o ajuda a entender como o que você oferece pode ser usado para facilitar a rotina do cliente.
A denominação “marketing atrativo” é apropriada porque se estabelece uma relação de confiança entre o consumidor e a empresa.
Finalmente, o inbound marketing pode aumentar o engajamento do público com o conteúdo da marca porque o relacionamento criado é baseado na confiança e na distribuição de informações e conteúdo para o indivíduo.