- Nos últimos dias, essa petição vem tomando conta da plataforma para que a nossa querida rede social volte a ser um lugar de compartilhar fotinhos, celebridades como Kylie Jenner e Kim Kardashian aderiram o movimento.
O Instagram vem investindo em vídeos curtos desde 2020, porém segue gerando críticas por parte dos usuários do aplicativo, que acusam a rede social de estar imitando o TikTok. A resposta negativa às mudanças, entretanto, não afetou o pensamento da empresa. Nesta terça-feira (26), o CEO da rede social, Adam Mosseri, publicou um vídeo em sua conta do Twitter reafirmando a escolha da empresa de continuar investindo em conteúdos audiovisuais e se afastar das fotos, que eram inicialmente o foco da rede social.
Como surgiu o movimento?
O Instagram, para além de estar dando um enfoque muito maior para os influencers e entregando mais o conteúdo de pessoas famosas do que das que estão em nossos ciclos de amizade, a rede social tem apostado pesado no compartilhamento de vídeos, pensando em se tornar um competidor forte do TikTok.
A Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, viu o TikTok crescer e desbancar rapidamente suas três principais redes sociais.
Com isso, a empresa passou por mudanças, alterando um pouco o foco do Instagram, que desde sua criação tem como principal conteúdo as fotos. Agora, especialmente com o formato reels, a rede adota um novo comportamento, que não vem agradando os usuários comuns e nem mesmo os influencers.
Descontente com o novo algoritmo do Instagram, a fotógrafa Tati Bruening fez uma publicação em seu perfil pedindo a volta da rede como era no passado e criou uma petição no Change.org pedindo a volta das timelines em ordem cronológica e a priorização de fotos, como era antigamente.
Esse movimento saudosista ganhou simpatizantes como Kylie Jenner e Kim kardashian que aderiram à mobilização a favor da volta da nossa antiga rede social.
E o Instagram?
Após a petição ser lançada e apoiada por diversas celebridades e digitais influencers, o CEO do Instagram, usou o seu twitter para dar declarações referentes a mudança de rumos na rede social. Conforme o direcionamento da empresa o futuro da nossa rede social são os vídeos e claro a concorrência com o Tiktok.
“Preciso ser honesto. Eu acredito que o Instagram vai se tornar cada vez mais uma plataforma de vídeo com o passar do tempo”, disse Mosseri.
Adam Mosseri- CEO Instagram
O executivo explicou que isso se deve principalmente ao comportamento dos próprios usuários, que deixam de consumir conteúdo com fotos e desfrutam cada vez mais vídeos na plataforma, mas isso não significa que o app irá deixar de publicar as imagens dos usuários.
A realidade é que os apps mudam segundo o consumo de seus usuários, e que essas atualizações iram sempre acontecer, como a mudança do orkut para o facebook aqui no Brasil. O empreendedor precisa entender e acompanhar essas mudanças e ficar atento a demanda do mercado digital!
E Você? O que acha dessa tendência TikTok?